ERP EM GOTAS: Pensando um pouco sobre qualidade da informação

Todos os dias, uma empresa pequena com 10 usuários do ERP e com operações medianas de complexidade gera milhares (e talvez dezenas de milhares) de registros. Alguns desses registros são feitos manualmente, outros têm a captura automatizada e ainda existem registros que são resultantes de processos... por que a maioria das empresas, indiferente do seu segmento e porte, dão ainda tão pouco valor à busca pela qualidade dos seus registros? O que a sua empresa tem feito nesse sentido?

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) O que você tem feito para incentivar os seus clientes a buscarem a qualidade dos seus registros? É o suficiente?
b) Seu ERP (ou dentro das opções de Servidores de Banco de Dados) tem ferramentas para flexibilizar a captação automática de registros?

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Garanta que no seu processo de seleção de ERP haja algum mecanismo de avaliar se os seus potenciais fornecedores tratam de forma adequada os seus registros.

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Como a qualidade dos registros está sendo tratada no projeto de ERP? Está adequada? Como você sabe disso?
b) Levante com o seu fornecedor de ERP quais são os principais pontos de risco na qualidade dos seus registros e veja meios de mitigá-los.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) O nível de qualidade dos seus registros está apropriado?  Como você sabe disso?
b) Nas ações de melhorias contínuas do seu ERP inclua auditorias da qualidade dos registros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP