ERP EM GOTAS: O seu ERP é o seu grande aliado nos processos de tomada de decisão

Um dos grandes benefícios dos ERP é o seu conjunto de recursos para apoiar processos de decisão… não me canso de falar isso!!! Os dados/informações são organizados, testados e disponibilizados de forma a ajudar nas decisões em todos os níveis... quanto tenho que comprar de material de limpeza? Qual o melhor fornecedor nesse processo de compras? Qual o melhor sequenciamento de produção para atender as minhas necessidades e tendo o menor custo? Mas, à medida que os ERP estão evoluindo, eles não só fornecem dados/informações para isso como estão processando as variáveis de decisão... fiquem de olho nos recursos de Pesquisa Operacional e de Teoria da Complexidade nos ERP, muito em breve eles serão popularizados.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Faça uma pesquisa sobre as novas tendências tecnológicas aplicadas aos processos de decisão e planeje melhorias no seu ERP com base nessa pesquisa.
b) Reavalie o seu processo de implantação para orientar os seus clientes em relação às opções de uso do ERP que ele tem nas tomadas de decisão.

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Como é a cultura da sua empresa no que se refere à tomada de decisão e como isso está refletindo no processo de seleção do ERP?  Quais são os pontos críticos?
b) As facilidades/recursos na tomada de decisão estão sendo consideradas na seleção do ERP? Se não, reveja isso.  
c) Caso precise de processos altamente complexos de tomada de decisão e de planejamento nas suas operações, não deixe de cogitar o desenvolvimento sob encomenda ou customizações destas funcionalidades com o uso de recursos avançados como Teoria das Restrições e Teoria da Complexidade.

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) O projeto de implantação do ERP tem no banco de atividades algum alinhamento de conceitos em relação às tomadas de decisão com o uso do sistema? Se não tiver, reveja-o.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Inclua no seu processo de melhorias contínuas do ERP a verificação constante sobre as melhores práticas de tomadas de decisão suportadas por sistemas e tente negociar regularmente com a softhouse/integradora melhorias do ERP sobre esse tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... Gestão de Compras e os ERP

ERP EM GOTAS: O poder dos banco de dados

Falando Sobre... Fator Humano no Ciclo de Vida dos ERP