ERP EM GOTAS: Custo: um ente incompreendido

Custo... um ente incompreendido! Na maioria dos projetos de ERP que já vi, as pessoas alocadas em todos os níveis tinham alguma dificuldade de entender e aplicar os conhecimentos sobre custo. Até mesmo as empresas com uma área específica para isso tratava a gestão de custos de forma a agregar muito menos valor do que poderia ou deveria.

Pontos de Aprendizado:

Fornecedor de ERP:
a) Reavalie se o seu ERP está suportando as melhores práticas de gestão de custos do mercado (sempre considerando as necessidades da sua base de clientes).

Cliente de ERP (em Seleção)
a) Foram colocados no orçamento do projeto investimentos em treinamentos conceituais de custos? Caso não tenham sido colocados, por que não colocar?
b) Insista com as pessoas envolvidas na definição do escopo de custeio no ERP a ser contratado que visualizem vários cenários da sua empresa e as condições ideais.

Cliente de ERP (em Implantação/Reimplantação)
a) Custos é uma operação de resultado.  Reavalie com cautela todo o processo de implantação com base nos resultados de custeio que você quer obter. Fale com todas as pessoas que vão se utilizar dessas informações.

Cliente de ERP (em Pós-implantação)
a) Seu processo de melhorias contínuas tem ações constantes de reavaliação de uso do ERP em processos críticos como de custeio?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falando Sobre... ERP Desenvolvido Sob Encomenda

Falando Sobre... ROI dos ERP

Falando Sobre... Fluxo de Caixa e os ERP